A utilização do Scratch como ferramenta de apoio no ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.25618.119-130Resumo
Jogos computadorizados na educação proporcionam, entre outros benefícios, a motivação para o engajamento e a persistência na realização das tarefas, habilitando o aprendizado personalizado no qual o sujeito aprende por si só, através da descoberta de relações e da interação com o software.Este trabalho apresenta uma solução que busca auxiliar a disciplina de Física
utilizando-se do ambiente de programação visual Scratch na elaboração de
um simulador simples no qual os estudantes podem visualizar e testar
conceitos relacionados à cinemática de corpos livres.
Downloads
Referências
Anderson, Janice L., e Mike Barnett. 2013. “Learning Physics with Digital Game
Simulations in Middle School Science”. Journal of Science Education and
Technology (fevereiro 19). doi:10.1007/s10956-013-9438-8.
http://link.springer.com/10.1007/s10956-013-9438-8.
Garner, Stuart. 2009. “Learning to Program from Scratch”. In , 451–452. IEEE.
doi:10.1109/ICALT.2009.50.
http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=5194273.
Jimoyiannis, Athanassios, e Vassilis Komis. 2001. “Computer simulations in physics
teaching and learning: a case study on students’ understanding of trajectory
motion”. Computers & education 36 (2): 183–204.
Maloney, John, Mitchel Resnick, Natalie Rusk, Brian Silverman, e Evelyn Eastmond.
“The Scratch Programming Language and Environment”. ACM
Transactions on Computing Education 10 (4) (novembro 1): 1–15.
doi:10.1145/1868358.1868363.
McClarty, Katie Larsen, Aline Orr, Peter M. Frey, Robert P. Dolan, Victoria Vassileva,
e Aaron McVay. 2012. “A Literature Review of Gaming in Education”. Gaming
In Education.
http://formative.pearsonassessments.com/hai/Images/tmrs/Lit_Review_of_Gami
ng_in_Education.pdf.
Resnick, Mitchel, John Maloney, Andrés Monroy-Hernández, Natalie Rusk, Evelyn
Eastmond, Karen Brennan, Amon Millner, et al. 2009. “Scratch: programming
for all”. Commun. ACM 52 (11) (novembro): 60–67.
doi:10.1145/1592761.1592779.
Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Letícia Coelho Roland, MCJM Fabre, Mary
Lúcia Pedroso Konrath, e others. 2004. “Jogos educacionais”. Novas
Tecnologias CINTED-UFRGS na Educação 2 (1): 1–7