A utilização do Scratch como ferramenta de apoio no ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.25618.119-130

Resumo

Jogos computadorizados na educação proporcionam, entre outros benefícios, a motivação para o engajamento e a persistência na realização das tarefas, habilitando o aprendizado personalizado no qual o sujeito aprende por si só, através da descoberta de relações e da interação com o software.
Este trabalho apresenta uma solução que busca auxiliar a disciplina de Física
utilizando-se do ambiente de programação visual Scratch na elaboração de
um simulador simples no qual os estudantes podem visualizar e testar
conceitos relacionados à cinemática de corpos livres.

Downloads

Biografia do Autor

João Carlos Lopes Fernandes

Pesquisador NUPE - Núcleo de Pesquisa da Faculdade ENIAC

Referências

Anderson, Janice L., e Mike Barnett. 2013. “Learning Physics with Digital Game

Simulations in Middle School Science”. Journal of Science Education and

Technology (fevereiro 19). doi:10.1007/s10956-013-9438-8.

http://link.springer.com/10.1007/s10956-013-9438-8.

Garner, Stuart. 2009. “Learning to Program from Scratch”. In , 451–452. IEEE.

doi:10.1109/ICALT.2009.50.

http://ieeexplore.ieee.org/lpdocs/epic03/wrapper.htm?arnumber=5194273.

Jimoyiannis, Athanassios, e Vassilis Komis. 2001. “Computer simulations in physics

teaching and learning: a case study on students’ understanding of trajectory

motion”. Computers & education 36 (2): 183–204.

Maloney, John, Mitchel Resnick, Natalie Rusk, Brian Silverman, e Evelyn Eastmond.

“The Scratch Programming Language and Environment”. ACM

Transactions on Computing Education 10 (4) (novembro 1): 1–15.

doi:10.1145/1868358.1868363.

McClarty, Katie Larsen, Aline Orr, Peter M. Frey, Robert P. Dolan, Victoria Vassileva,

e Aaron McVay. 2012. “A Literature Review of Gaming in Education”. Gaming

In Education.

http://formative.pearsonassessments.com/hai/Images/tmrs/Lit_Review_of_Gami

ng_in_Education.pdf.

Resnick, Mitchel, John Maloney, Andrés Monroy-Hernández, Natalie Rusk, Evelyn

Eastmond, Karen Brennan, Amon Millner, et al. 2009. “Scratch: programming

for all”. Commun. ACM 52 (11) (novembro): 60–67.

doi:10.1145/1592761.1592779.

Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Letícia Coelho Roland, MCJM Fabre, Mary

Lúcia Pedroso Konrath, e others. 2004. “Jogos educacionais”. Novas

Tecnologias CINTED-UFRGS na Educação 2 (1): 1–7

Downloads

Publicado

2017-09-13