SOFTWARE RACHAKUKA: definindo uma tecnologia assistiva para deficientes mentais
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.2.2562.%25pResumo
Dentre as políticas educacionais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) aquelas voltadas para a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE) têm grande destaque, pois, conforme a Declaração de Salamanca (1994) e a Convenção da Guatemala (1999), das quais o Brasil é signatário, os sistemas educacionais devem definir e implementar programas educacionais considerando a diversidade humana a fim de extinguir qualquer tipo de preconceito e discriminação. Em atendimento às políticas do MEC, têm sido desenvolvidas diversas tecnologias assistivas que contribuem tanto para melhorar a qualidade de vida das pessoas, quanto para incluí-las, neste sentido, justifica-se o estudo apresentado aqui. Propõe-se um estudo acerca da utilização do software educativo RACHAKUKA, como tecnologia assistiva para pessoas deficientes intelectivas, em situações formais de ensinoaprendizagem.