AFETIVIDADE, APRENDIZAGEM E TUTORIA ONLINE

Autores

  • Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.3.3565.%25p

Resumo

O artigo discute a importância da afetividade na educação online, nos processos educativos desencadeados em ambientes virtuais de aprendizagem. Traz o respaldo teórico de Vygotsky, Wallon e outros autores que tratam da dinâmica dos ambientes de aprendizagem e da linguagem enquanto elemento mediador das relações sociais. Verifica indícios de afetividade em fóruns realizados no Módulo Introdutório do Ciclo Básico do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação/MEC, ressaltando o papel do tutor enquanto promotor da afetividade necessária à aprendizagem colaborativa.

 

Palavras-chave – educação online, afetividade, fóruns de discussão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-01