APLICANDO NA PRÁTICA MODELOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E DE INTERATIVIDADE EDUCATIVA EM MEIO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.3.3572.%25pResumo
A formação continuada de professores é um campo de estudo vasto e suscetível de abordagens teóricas distintas. O presente artigo relata a experiência realizada em uma escola pública paulista sob o enfoque do professor que reflete sua própria prática, de forma ativa, crítica e reflexiva na e sobre a ação de formação. O modelo teórico de “Formação Centrado na Análise e Transformação das Práticas”, definido por José Alberto Correia estruturou o planejamento e a execução das ações pedagógicas de formação. Simultaneamente empregou-se o modelo, definido por este autor, de “Interatividade Educativa em Meio Digital” no planejamento, produção e aplicação de material didático demandado. A pesquisa-ação, indicada por Correia como adequada ao emprego de seu modelo, foi desenhada nos moldes designados por Michel Thiollent. Os resultados obtidos indicam a validade dos modelos segundo o método de análise SWOT, quando aplicados na formação tecnológica continuada de professores.
Palavras-chave: Formação tecnológica continuada de professores; Interatividade Educativa em Meios Digitais; Inclusão Digital