COMPARAÇÃO DA QUALIDADE E DA SATISFAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: Uma contribuição para a gestão educacional

Autores

  • Manoela Rösing Agostini Universidade de Caxias do Sul
  • Elisa Helena Goldoni Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul
  • Suzana Leitão Russo Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.3.3573.%25p

Resumo

A educação superior no Brasil vem sendo transformada por uma mudança significativa de políticas educacionais, que provocaram uma exacerbação de instituições de ensino superior (IES) no país, o que acarreta uma alteração dos modelos de gestão destas organizações. Nesse sentido, projeta-se a escola da qualidade como uma perspectiva de adoção de um novo modelo, capaz de atender às expectativas e necessidades dos alunosclientes, garantindo, assim, uma gestão pela qualidade. Face a esta constatação, a obtenção dos índices de satisfação dos alunos da Faplan – Faculdades Planalto quanto à qualidade dos serviços educacionais prestados é o objeto do presente trabalho que busca nas escolas da administração a moderna concepção de “qualidade nas instituições de ensino superior”, bem como áreas do conhecimento mais específicas em gestão educacional. O método de pesquisa utilizado nesta pesquisa foi o hipotético-dedutivo, com a aplicação de duas fases na coleta de dados, tendo a primeira utilizado o método do grupo focal, aplicado aos membros da comunidade acadêmica, que identificaram os indicadores que consideravam mais importantes para mensurar o índice de satisfação dos alunos da Faplan. Assim, propõem-se intervenções visando melhorias na relação aluno-Faplan, através de um projeto com políticas institucionais, composto por planos de ações.

 

Palavras-chave: Qualidade nas IES; Satisfação dos alunos-clientes; Avaliação institucional.

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