Práticas Pedagógicas de matemática em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Autores

  • Maria Neide Sobral Departamento de Educação - DED/ Universidade Federal de Sergipe – UFS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.4.4576.%25p

Resumo

Esse estudo se propôs analisar os discursos de professores coordenadores de disciplina, tutores e alunos ligados ao Centro de Educação a Distância (CESAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) sobre suas práticas pedagógicas no curso de Matemática, descrevendo aspectos culturais de uma abordagem educativa online e, ainda, abordar possíveis formas de construção de conhecimento matemático no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Além disso, procurou revelar as inter-relações entre os modos de ensinar e de aprender, utilizando as Tecnologias da Informação e da Comunicação na modalidade de ensino a distância. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que se utiliza de algumas ideias de Foucault para entender os dispositivos discursivos dos envolvidos no momento em que essa modalidade estava sendo instituída na UFS. Foi possível descrever aspectos culturais de uma prática educativa online e sobre possíveis formas de construção de conhecimento matemático no AVA além de revelar as inter-relações entre os modos de ensinar e de aprender, na modalidade a distância.

 

Palavras-chaves: Ambiente Virtual de Aprendizagem, discurso, matemática, prática pedagógica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01