OS MAPAS CONCEITUAIS NA PESQUISA DA PRÁTICA DA TUTORIA NA EDUCAÇÃO ONLINE

Autores

  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Tiradentes
  • Cleide Jane de Sá Araújo Costa Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.4.4577.%25p

Resumo

Investiga o uso dos mapas conceituais elaborados com o software CmapTools em dois cursos na modalidade a distância, sendo o resultado de um estudo empírico com dados reais de uma pesquisa de levantamento e análise. O estudo estruturou-se na análise dos mapas conceituais elaborados pelo tutor e por alunos de dois cursos de graduação como possibilidade de propiciar aprendizagem significativa e numa pesquisa quantitativa utilizando-se de um questionário para a obtenção dos dados. Foi realizada oficina pedagógica para o aprendizado do CmapTools, incluindo o uso dos mapas conceituais como prática de estudo. Apreciação do uso dos mapas pelo tutor na sua prática pedagógica e avaliação comparativa dos mapas elaborados pelos alunos na realização de atividades desenvolvidas em diversas disciplinas. Apresenta que o uso dos mapas conceituais proporcionam um aprendizado significativo, são uma ferramenta que auxilia o tutor em sua função e proporciona uma aprendizagem não-linear.

 

Palavras-chaves: Educação Online, Mapas Conceituais, Pesquisa Online, Tutoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01