LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E A VISÃO DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.4.4578.%25pResumo
O artigo analisa a utilização dos laboratórios de informática associado aos objetos digitais de aprendizagem, considerando estes como uma ferramenta importante no contexto educacional em que vivemos. Para tanto, consideramos que a informatização do saber requer dos professores uma nova postura, novos instrumentos para um novo modelo de ensino e de aprendizagem, onde atividades rotineiras são mescladas com atividades que se utilizam das tecnologias educacionais informatizadas. Durante nossa pesquisa realizamos entrevistas com seis professores do Ensino Médio, com o objetivo de diagnosticar a utilização do laboratório de informática, além da realização de uma oficina que propiciou aos professores o conhecimento dos objetos digitais de aprendizagem, de forma que passem a utilizá-los efetivamente em suas aulas, nas quais os professores produziram planos de aula adaptando a proposta dos guias do professor de cada objeto às necessidades de suas salas de aula. Pela experiência vivida durante a pesquisa, foram feitas algumas considerações com base nas falas dos professores participantes a respeito dos objetos e da utilização do laboratório evidenciando as possibilidades de contribuição dessa nova ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem, RIVED, Laboratório de Informática, Prática de Ensino e de aprendizagem.Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem, RIVED, Laboratório de Informática, Prática de Ensino.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-01
Edição
Seção
Artigos Gerais