LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, OS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E A VISÃO DO PROFESSOR

Autores

  • Heloisa Barboza Rocha Gracindo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas
  • Elton Casado Fireman Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.4.4578.%25p

Resumo

O artigo analisa a utilização dos laboratórios de informática associado aos objetos digitais de aprendizagem, considerando estes como uma ferramenta importante no contexto educacional em que vivemos. Para tanto, consideramos que a informatização do saber requer dos professores uma nova postura, novos instrumentos para um novo modelo de ensino e de aprendizagem, onde atividades rotineiras são mescladas com atividades que se utilizam das tecnologias educacionais informatizadas. Durante nossa pesquisa realizamos entrevistas com seis professores do Ensino Médio, com o objetivo de diagnosticar a utilização do laboratório de informática, além da realização de uma oficina que propiciou aos professores o conhecimento dos objetos digitais de aprendizagem, de forma que passem a utilizá-los efetivamente em suas aulas, nas quais os professores produziram planos de aula adaptando a proposta dos guias do professor de cada objeto às necessidades de suas salas de aula. Pela experiência vivida durante a pesquisa, foram feitas algumas considerações com base nas falas dos professores participantes a respeito dos objetos e da utilização do laboratório evidenciando as possibilidades de contribuição dessa nova ferramenta para o processo de ensino e de aprendizagem. Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem, RIVED, Laboratório de Informática, Prática de Ensino e de aprendizagem. 
Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem, RIVED, Laboratório de Informática, Prática de Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01