Avaliação da educação à distância por meio do índice de favorabilidade: um estudo multicaso em três IES privadas

Autores

  • Marina Costa Candido de Paulo Centro Universitário UNA
  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.035830.46-60

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade analisar a percepção de alunos de Pós-Graduação lato-sensu em três instituições de ensino superior privadas, localizadas em dois estados diferentes, quanto às ferramentas de Educação à Distância utilizadas em suas respectivas IES, a partir da análise do índice de favorabilidade (IF).  Para tanto, foi necessário contextualizar o histórico da modalidade de Educação a Distância (EaD), destacando as ferramentas necessárias à implementação e as vantagens e desvantagens decorrentes da modalidade à distância. Em seguida, foi realizada uma pesquisa com 3929 estudantes de cursos de Pós-Graduação lato-sensu de três Instituições de Ensino Superior (IES) que cursam disciplinas oferecidas em EaD. Os resultados apontaram um IF alto em 100% dos itens avaliados na instituição A, 95% na instituição B e um índice médio-alto de 80% na instituição C, concluindo-se uma satisfação geral dos estudantes nas três instituições avaliadas, o que indica certa evolução e uma tendência na aceitação desta modalidade de educação no Brasil. A partir desta constatação, sugere-se a ampliação da modalidade de forma a romper as amarras e atender todo o território nacional, sobretudo as regiões desprovidas economicamente, para que se possa, enfim, democratizar a educação no nosso país.

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Biografia do Autor

Marina Costa Candido de Paulo, Centro Universitário UNA

Participante do grupo de pesquisas em administração do Centro Universitário UNA

Graduada em Nutrição pela UFMG

Graduanda em Ciencias Contábeis pelo Centro Universitário UNA

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

Doutor em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil) com doutorado sanduíche pela York University (YorkU, Canadá)

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Publicado

2017-12-19