Avaliação da educação à distância por meio do índice de favorabilidade: um estudo multicaso em três IES privadas
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.035830.46-60Resumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar a percepção de alunos de Pós-Graduação lato-sensu em três instituições de ensino superior privadas, localizadas em dois estados diferentes, quanto às ferramentas de Educação à Distância utilizadas em suas respectivas IES, a partir da análise do índice de favorabilidade (IF). Para tanto, foi necessário contextualizar o histórico da modalidade de Educação a Distância (EaD), destacando as ferramentas necessárias à implementação e as vantagens e desvantagens decorrentes da modalidade à distância. Em seguida, foi realizada uma pesquisa com 3929 estudantes de cursos de Pós-Graduação lato-sensu de três Instituições de Ensino Superior (IES) que cursam disciplinas oferecidas em EaD. Os resultados apontaram um IF alto em 100% dos itens avaliados na instituição A, 95% na instituição B e um índice médio-alto de 80% na instituição C, concluindo-se uma satisfação geral dos estudantes nas três instituições avaliadas, o que indica certa evolução e uma tendência na aceitação desta modalidade de educação no Brasil. A partir desta constatação, sugere-se a ampliação da modalidade de forma a romper as amarras e atender todo o território nacional, sobretudo as regiões desprovidas economicamente, para que se possa, enfim, democratizar a educação no nosso país.Downloads
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