A PRESENÇA SOCIAL NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: releituras

Autores

  • Lílian Gomes de Azevedo Universidade Federal de Sergipe
  • Glaucio José Couri Machado Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.5.5586.%25p

Resumo

O presente trabalho tem como intuito discutir a constatação que a presença social nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) ocorre. Através da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que a EAD está condizente com a modernidade, com locais que proporcionam uma relação de interatividade entre os participantes. Mas faltando dar maior ênfase às formulações pedagógicas e à capacitação de profissionais que atendam os objetivos do curso, esses que, juntamente, com a presença social são facilitadores do processo ensino/aprendizagem. Perceber que a interatividade online ocorre é algo fundamental para a criação de ambientes acessíveis e facilitadores, além de tentar acabar com o mito existente, que na educação a distância o aluno fica isolado e não interage com os colegas.

 

Palavras-chave: presença social, Ambiente Virtual de Aprendizagem; Educação Online

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-01