USO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NUMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE MACEIÓ-AL

Autores

  • Claudete Ferreira dos Santos Secretaria Estadual de Educação de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.5.5589.%25p

Resumo

Este estudo é resultado de uma ação fomentada pelo Curso de Especialização em Formação de Professores em Mídias na Educação – CEDU/UFAL/MEC cujos resultados evidenciam que mesmo os alunos que não dispõe de noções em informática podem, através de ações pedagógicas, ampliar e/ou construir o conhecimento, adquirindo o domínio da técnica. Traz uma reflexão teórica focada no trabalho de Edgar  Morin (2007) que trata sobre a epistemologia da tecnologia, um enfoque investigativo da gênese da informação posta na rede e, de antemão, pronta. Consta do levantamento da produção de um grupo de 10 alunos, de uma escola estadual de Maceió/AL, no ano letivo 2009, realizado de 05/2009 a 03/2010, cujo impacto contribuirá para a implementação do uso do laboratório de informática no ano letivo de 2010. A autoavaliação dos alunos desencadeada a partir deste estudo possibilitou a discussão da situação atual e a necessidade de elaboração de novos caminhos para a construção do conhecimento em informática educativa.

 

Palavras-chave: Mídias na Educação; Informática Educativa; Epistemologia

Tecnológica.

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Publicado

2010-08-01