EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REDIMENSIONANDO AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS SOBRE CURRÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.5.5591.%25pResumo
Esse artigo discorre sobre as concepções teóricas acerca do currículo desde os primórdios aos dias atuais, permitindo uma reflexão dos atuais sistemas de ensino, em que se utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para uma ressignificação da práxis pedagógica. Discutem-se também as tecnologias utilizadas na Educação a Distância (EaD), bem como um modelo de currículo baseado no rizoma. Conclui-se que as tecnologias digitais, só serão vistas como transformadoras de um currículo para a EaD se, a concepção de Educação utilizada levar em consideração alguns fatores: o aluno como sujeito transformador da sua realidade; o tempo/espaço; as trocas comunicativas (formais e informais) entre os participantes nos ambientes de curso; respeito ao ritmo de aprendizagem discente; a produção de materiais didáticos (valorização da autoria); bem como a criatividade e o senso crítico do aluno.
Palavras-Chave: Currículo, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação a Distância.