Estimulação precoce na educação infantil: um estudo bibliométrico

Autores

  • Carolina Cardoso Professora da Rede Particular de Catalão – Goiás
  • Leandra Procópio Fernandes Universidade Federal de Goiás- Reg. Catalão, Unidade Acadêmica Especial de Educação
  • Marcos Procópio Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Pós-doutorando pela PUC Goiás (2016). Professor da Unidade Especial de Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão e do Programa de Mestrado em Práticas Educativas da UFG- RC. e-mail: quanticis@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.15964.166-187

Resumo

Resumo: Reconhecendo a importância da estimulação precoce na educação infantil e tendo como marco legal as Diretrizes Educacionais sobre Estimulação Precoce publicado pelo MEC em 1995, foi desenvolvido um estudo bibliométrico de cunho quantitativo e qualitativo no periódico científico digital brasileiro da Scielo em busca artigos publicados entre 1995 e 2016 que apresentassem dados de intervenções realizadas em contexto da Educação Infantil junto às crianças que necessitam de estimulação precoce. Tendo como palavras geradoras os termos: “estimulação essencial”, “estimulação precoce” e “intervenção precoce” foram selecionados 13 artigos que atendiam aos critérios previamente estabelecidos. Do estudo bibliométrico foi possível observar um intervalo de oito anos entre a publicação das Diretrizes do MEC (1995) a primeira publicação (2003), assim como baixo número de publicações sobre a estimulação precoce na educação infantil. Os artigos foram elaborados por pesquisadores em sua maioria Psicólogos/Docentes de Universidades Públicas do Brasil (9) e de Portugal (4). As revistas escolhidas para publicação possuem Qualis na sua maioria A1 e possuem origem em departamentos da área da Educação, apesar disso 11 dos trabalhos trazem a estimulação precoce numa perspectiva médica em detrimento da escolar e apenas 2 trazem orientações para que os estudos realizados sejam estendidos às escolas.

Palavras-chave: Estimulação precoce. Educação infantil. Estudo Psicométrico.

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Biografia do Autor

Carolina Cardoso, Professora da Rede Particular de Catalão – Goiás

Professora da Rede Particular de Catalão – Goiás, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás -Regional Catalão; Pedagoga pela Faculdade Albert Einstein; Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão e Especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva pela UFG- Regional Catalão.  e-mail: karolcardoso.r@gmail.com

Leandra Procópio Fernandes, Universidade Federal de Goiás- Reg. Catalão, Unidade Acadêmica Especial de Educação

Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro (2013) e Pós-doutoranda pela Universidade Autónoma de Madrid.(2016) Professora da Unidade Especial de Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. Pedagoga (PUC Goiás), Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade de Coimbra,. e-mail: leandracprocopio@gmail.com

Marcos Procópio, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Pós-doutorando pela PUC Goiás (2016). Professor da Unidade Especial de Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão e do Programa de Mestrado em Práticas Educativas da UFG- RC. e-mail: quanticis@gmail.com

Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão e do Programa de Mestrado em Práticas Educativas da UFG-RC.

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Publicado

2017-05-12