ANDRAGOGIA E INCLUSÃO DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Gonzalo Abio Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.6.6597.%25p

Resumo

No modelo de cursos seguido pelo consorcio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com predominância de tarefas a serem realizadas na web e utilizando a plataforma Moodle, é muito importante que o aluno tenha um domínio das competências informáticas básicas que lhe permitam o aproveitamento e realização com sucesso das tarefas exigidas. Em nosso contexto, uma grande parte dos novos alunos está formada por adultos que nunca tiveram acesso a um computador. Neste trabalho pretendo, primeiro, fazer uma aproximação a publicações existentes sobre o tema da andragogia e fazer chamar a atenção sobre sua relação possível com a educação a distância para, depois, relatar algumas das ações realizadas em um curso de Pedagogia pela UAB, numa universidade do nordeste do país, seguindo alguns dos princípios da andragogia e com a intenção de facilitar a inserção digital desses alunos.

Palavras-chave: andragogía; inclusão digital; EaD; Moodle.

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Publicado

2010-12-01