Educação aberta e flexível: uso do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.32509.403-414Resumo
O trabalho em questão discute as possibilidades de uso da rede social Facebook como um Recurso Educacional Aberto, pela possibilidade de recursos semelhantes aos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A utilização do Facebook sob essa perspectiva de aprendizagem pressupõe flexibilidade, aqui tratada como uma Prática Educacional Aberta, reafirmando a eficácia da Educação Aberta para o apoio, avaliação e consolidação de uma aprendizagem mais dinâmica. Desenvolveu-se uma prática em uma disciplina ministrada na graduação da Universidade Federal de Sergipe, explorando as possibilidades dos recursos da rede social em questão, levantando-se dados a partir da observação diária do ambiente, das interações entre os alunos, verificando-se uma alta frequência e adesão destes à proposta. A pesquisa avançará na fase seguinte, aplicando questionários e entrevistando os discentes, a fim de obter suas perspectivas diante da prática.
Palavras-chave: Recurso Educacional Aberto (REA). Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Facebook.
ABSTRACT
This paper discusses the possibilities of using the social network Facebook as an Open Educational Resource, because it has a possibility of resources similar to those of a Virtual Learning Environment. The use of Facebook in this learning perspective presupposes flexibility, here treated as an Open Educational Practice, reaffirming the effectiveness of Open Education to support, evaluation and consolidation of a more dynamic learning. It was developed a practice in a subject taught at an undergraduate course of the Federal University of Sergipe, exploring the possibilities of this social network resources, collecting data from the daily observation of the environment, from the interactions among students, verifying a high frequency and accession of the students to the proposal. The research will advance in the next phase, conducting surveys and interviewing the students, in order to get their perspectives on the practice.
Keywords: Open Educational Resource (OER). Virtual Learning Environment (VLE). Facebook.