Educação aberta e flexível: uso do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem

Autores

  • Adriana Alves Novais Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Henrique Nou Schneider Universidade Federal de Sergipe - NPGED

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.32509.403-414

Resumo

O trabalho em questão discute as possibilidades de uso da rede social Facebook como um Recurso Educacional Aberto, pela possibilidade de recursos semelhantes aos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A utilização do Facebook sob essa perspectiva de aprendizagem pressupõe flexibilidade, aqui tratada como uma Prática Educacional Aberta, reafirmando a eficácia da Educação Aberta para o apoio, avaliação e consolidação de uma aprendizagem mais dinâmica. Desenvolveu-se uma prática em uma disciplina ministrada na graduação da Universidade Federal de Sergipe, explorando as possibilidades dos recursos da rede social em questão, levantando-se dados a partir da observação diária do ambiente, das interações entre os alunos, verificando-se uma alta frequência e adesão destes à proposta. A pesquisa avançará na fase seguinte, aplicando questionários e entrevistando os discentes, a fim de obter suas perspectivas diante da prática.

Palavras-chave: Recurso Educacional Aberto (REA). Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Facebook.

 

ABSTRACT

This paper discusses the possibilities of using the social network Facebook as an Open Educational Resource, because it has a possibility of resources similar to those of a Virtual Learning Environment. The use of Facebook in this learning perspective presupposes flexibility, here treated as an Open Educational Practice, reaffirming the effectiveness of Open Education to support, evaluation and consolidation of a more dynamic learning. It was developed a practice in a subject taught at an undergraduate course of the Federal University of Sergipe, exploring the possibilities of this social network resources, collecting data from the daily observation of the environment, from the interactions among students, verifying a high frequency and accession of the students to the proposal. The research will advance in the next phase, conducting surveys and interviewing the students, in order to get their perspectives on the practice.

Keywords: Open Educational Resource (OER). Virtual Learning Environment (VLE). Facebook.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe

Professora da rede estadual. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, com pesquisa na área de Tecnologia na Educação, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Sergipe e em Educação e Gestão pela Faculdade Pio Décimo, graduada em Letras Português pela UFS, membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação – GEPIED (UFS/CNPQ).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe - NPGED

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Engenheiro Civil pela UFS. Professor da UFS nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistema de Informação e nos mestrados em Educação e Computação. Professor do IFS no curso Desenvolvimento de Sistemas. Coordenador do GEPIED/UFS/CNPq. hns@terra.com.br

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI "Educação, Formação de Professores e TIC"