O VÍDEO COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM EM SALAS DE AULA DO 5º ANO
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2010.6.6602.%25pResumo
Diante de uma análise acerca do acesso à informação pelo viés da tecnologia no contexto escolar, torna-se possível afirmar que ainda existe um acentuado distanciamento entre a proposta pedagógica explicitada pelas escolas e a real condição de acessibilidade oferecida aos discentes, tendo em vista que o uso da tecnologia interativa está presente por vezes, na realidade social dos educandos, mas incipiente no cotidiano educacional, cabendo ao educador, por tanto, adequar e explorar todos os recursos que a escola tem em prol de ações didáticas significativas e consistentes. Este estudo propõe o uso do vídeo como recurso viabilizador do aprendizado, de modo a funcionar como ferramenta tecnológica de cunho pedagógico, mentora da construção de conhecimentos diversos em sala de 5º ano do Ensino Fundamental no âmbito da rede pública de ensino, a fim de explorar conteúdos variados de forma sistêmica, interdisciplinar e dinâmica.
Palavras-chave: aprendizagem, tecnologia; vídeo