Onde estou? A presença social nos ambientes virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.1.1606.%25pResumo
Este artigo foi desenvolvido a partir dos resultados da tese de doutorado do autor no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação PPGIE/UFRGS. Baseado em
levantamentos teóricos para a compreensão da presença social em ambientes virtuais de
aprendizagem (AVA), elaborando laboratórios de teste e criando um instrumento de coleta de dados para a verificação da presença social dos membros de um AVA, percebeu-se a existência desse tipo de presença nos ambientes virtuais. Parte do princípio de que a EAD online é um produto da mentalidade moderna, porque ela está sintonizada com as exigências de hoje. Inclui a verificação que a percepção da presença social é muito importante para o processo ensino-aprendizagem na educação online e que ela compreende aspectos da lógica social/física na virtualidade. Esta percepção pode também servir como auxílio no desenvolvimento destes ambientes e na arquitetura de cursos a distância, bem como, em outras situações.
Palavras-chaves: Presença social – educação a distância – ambientes virtuais de aprendizagem – instrumento de coleta de dados