Educação a distância: uma alternativa em Ciências Biológicas na Universidade de Pernambuco (UPE)
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.1.1609.%25pResumo
A Educação a Distância (EaD) vem se consolidando como uma alternativa para formar profissionais mais independentes, críticos e competentes. Tem sido utilizada para atender a uma demanda cada vez mais crescente, no que diz respeito à grande quantidade de professores fora de área ou sem graduação, que se encontram em sala de aula, além de atender aos anseios daquelas pessoas que gostariam de seguir a carreira do magistério e até mesmo outra profissão. A maioria dos cursos não são oferecidos nas cidades de origem desses professores ou próximo a elas. Diante dessa problemática, a Universidade de Pernambuco (UPE) tem colaborado para atender a essa demanda, oferecendo cursos a distância, a partir de experiências vivenciadas e consolidadas através dos seus cursos presenciais. Este artigo aborda a experiência que a UPE está desenvolvendo com o Curso de Ciências Biológicas a Distância, em nove pólos distribuídos pelo Estado de Pernambuco e um pólo no Estado da Paraíba. Em princípio, trata-se de uma descrição sobre a inserção desta Universidade frente à elaboração de Projetos de Educação a Distância vinculados à proposta do Ministério da Educação (MEC), na perspectiva de contribuir para minimizar o déficit de professores no Estado de Pernambuco e estados vizinhos, a partir de um consórcio. Esta iniciativa visa, também, contribuir com o debate no que se refere à ampliação para outros cursos a distância, oferecendo a oportunidade àqueles que, de algum modo, “sonham” com a possibilidade de se profissionalizarem a partir de um curso de nível superior. Muitos brasileiros que, por morarem em locais distantes dos grandes centros, acabam por não alcançarem níveis desejados de escolarização. Neste sentido, a EaD pode ser a tão desejada oportunidade. A experiência da UPE tem fortalecido a idéia de que a EaD é uma proposta possível e viável.