Do professor ao ciberprofessor do ensino superior na EaD: algumas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.1.1610.%25pResumo
Este estudo identifica quem é o professor do ensino superior quando inserido namodalidade da EAD. O sujeito desta análise será o professor que atua em um contexto de docência que impõe desafios bastante diferenciados do contexto atual, quais sejam: adiversidade; a personalização do ensino-aprendizagem; a administração do tempo e do espaço; a metacognição; a cibercultura. Partimos da reflexão de alguns pressupostos teóricos referentes ao mundo digital, como cibercultura, interface, interatividade e transdisciplinaridade. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa bibliográfica na qual se discuti como o professor universitário pode refletir as questões teóricas pertinentes a docência em EAD como uma possibilidade social baseada na cibercultura. Apresentamos algumas reflexões com o objetivo de colaborar com o aperfeiçoamento e qualificação da EAD e das interações que resultam da atração desse professor em relação à sua realidade atual, transformando-se no ciberprofessor quando inserido na modalidade da EAD.
Palavras-Chave: EAD; Cibercultura; Ciberprofessor.