Importância da crença dos professores frente à educação online
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.1.1611.%25pResumo
O artigo tem por propósito apresentar os resultados obtidos na pesquisa via Orkut sobre a importância das crenças dos professores frente à educação online. Na seção introdutória discute as tecnologias produzindo fascinantes variações de comunicação entre as pessoas de diferentes lugares através da troca de mensagens de texto via SMS, EMS, Chat, Blog, Orkut. Na seção intermediária sinalizam crenças como barreiras para o mundo virtual no contexto escolar. Enfatiza que o uso da Internet na formação do professor promove uma reflexão sobre sua ação do cotidiano da sala de aula e efetivamente oferece condições para que o professor realize um trabalho de incentivo às diversas experiências de situações pedagógicas. Focaliza também que na prática docente o Orkut contribuirá para o sucesso das ações escolares dos alunos em atividades de leitura e escrita. Faz a análise dos comentários de quatro professores usuários da Internet e finaliza o trabalho ressaltando que é preciso preparar professores numa perspectiva que integre ao aprendizado dos recursos computacionais conhecimentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Crenças, Internet, Ambiente virtual, letramento digital