Conhecimento escolar, conhecimento cotidiano e práticas pedagógicas

Autores

  • Salete Campus de Moraes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2009.1.1612.%25p

Resumo

A proposta deste texto é discutir a relação entre conhecimento escolar e conhecimento cotidiano. O que se pretende é trazer para o debate alguns questionamentos, algumas dúvidas, enfim, mexer com algumas “verdades” consolidadas nas práticas pedagógicas, dentre elas o uso das tecnologias na escola. Discute-se a aplicação técnica e a aplicação ética do conhecimento e, a guiza de conclusão, indica-se que é possível estabelecer um diálogo entre “o mundo da escola” e o “mundo de fora da escola”, um diálogo mediado pela tecnologia. Diálogo onde o know-how técnico é imprescindível, mas o seu uso é conferido pelo know-how ético. O diálogo entre conhecimento escolar e conhecimento cotidiano é, sem dúvida, um desafio permanente às velhas e às novas práticas pedagógicas, mas acreditamos que se este desafio tiver como horizonte (norte ou sul) a aplicação ética do conhecimento, indubitavelmente será um diálogo fecundo.

 

Palavras-chave: conhecimento escolar; conhecimento cotidiano; aplicação técnica do conhecimento; aplicação ética do conhecimento; práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-01