OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: USOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Rosana Sarita de Araújo Universidade Federal de Alagoas-UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.7.7626.51-70

Resumo

O artigo objetiva identificar a incidência de objetos digitais de aprendizagem destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) alocados no  repositório da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED). Assim sendo, discute a importância do desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem destinados ao primeiro segmento de EJA, posto esta ser uma modalidade da educação com especificidades diferentes da Educação Básica Regular, pontua alguns critérios a serem contemplados na produção de objetos virtuais de aprendizagem destinados ao primeiro segmento EJA, bem como analisa os pressupostos pedagógicos que embasaram a produção do(s) objeto(s) virtual(ais) de aprendizagens identificados no repositório. Sua base de investigação é alicerçada nos princípios da abordagem quantiqualitativa com a finalidade de fazer um levantamento dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) destinados ao primeiro segmento de EJA. O levantamento efetuado sinaliza parte das dificuldades relacionadas à seleção de materiais pertinentes à EJA, no caso específico na área de matemática. Não só o ODA avaliado, como também outras produções disponibilizadas na Internet, tendem em sua maioria não integrarem as especificidades desta modalidade de educação, ajustando-se mais à proposta de ensino da educação básica regular.

 

Palavras-chave: Mídias na educação; Objetos digitais de aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2011-04-01