Tecnologias móveis em educação: um experimento por meio da sala de aula invertida
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.16288.96-109Resumo
Resumo: Com o intuito de discutir a relação entre tecnologias digitais móveis e educação mediante uma experiência de sala de aula invertida, na elaboração deste artigo, nos pautamos em dois tipos de pesquisa: a pesquisa bibliográfica, para articular conceitos e ideias pertinentes à temática, utilizando autores como lucia santaella (2010, 2013), andré lemos (2007, 2009 e 2013); e a pesquisa etnográfica com o objetivo de analisar por intermédio da observação participante a construção do processo educativo mediado por tecnologias digitais em uma turma da disciplina produção textual ii, do curso de comunicação social da universidade tiradentes – unit, em aracaju, sergipe. Por meio desta pesquisa pode-se constatar que os dispositivos digitais articulados a internet possibilitam novas formas de aprender e permitem a adoção de novas estratégias metodológicas de ensinagem. Além disso, transformam os processos comunicacional e social dos sujeitos, possibilitando também o acesso ilimitado à informação em qualquer lugar e a qualquer hora, criando espaços e aprendizagens ubíquas por meio de processos híbridos.
Palavras-chave: sala de aula invertida. Tecnologias digitais. Ensino e aprendizagem.
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