Análise da qualidade de serviços educacionais de uma instituição de ensino superior privada

Autores

  • André Luís Mázaro Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Catalão Mestrado Profissional em Gestão Organizacional http://orcid.org/0000-0003-1503-7044
  • Adriana dos Santos Prado Sadoyama Universidade Federal de Goiás
  • Geraldo Sadoyama Leal Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.036359.6-19

Resumo

O estudo investiga à educação superior brasileira, em especial à privada, diante do mercado competitivo exigindo reformulações e adequações para sua sobrevivência em busca do melhoramento da qualidade dos serviços prestados a comunidade acadêmica. O objetivo é analisar e investigar a qualidade dos serviços educacionais em uma Instituição de Ensino Superior Privada, sob o ponto de vista dos discentes, docentes e gestores da instituição do curso de Administração. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, levantamento do tipo survey, com base um corte transversal com variáveis quantitativas sobre os assuntos envolvidos e dos dados coletados na Instituição por meio de questionários com 22 variáveis dentro das cinco dimensões estudadas: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia, mensurando a diferença entre as expectativas e desempenho das ações. Foi utilizada uma ferramenta de avaliação psicométrica da percepção e expectativa dos grupos de indivíduos sobre a qualidade, o Servqual, adaptada aos serviços educacionais. Os resultados foram à divergência de opiniões para os gaps entre os grupos pesquisados. A pesquisa visa contribuir com a melhoria dos serviços educacionais oferecidas pela Instituição de Ensino Superior, bem como também direcionar os gestores a melhor perceber os indivíduos envolvidos em sua estrutura organizacional.

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Biografia do Autor

André Luís Mázaro, Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Catalão Mestrado Profissional em Gestão Organizacional

Mestrando do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão. Graduado em Administração, Especialista em Gestão pelo Centro de Ensino Superior de Catalão (CESUC). Secretário Geral do CESUC. Delegado Adjunto do Conselho Regional de Administração de Goiás em Catalão/GO.

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa,, Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás (UFG), Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Qualidade Educacional/UFG, Coordenadora do Grupo de Estudos Qualidade na Educação Brasileira: metas e perspectivas/UFG.

Geraldo Sadoyama Leal, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Imunologia e Parasitologia, Professor e Sub-coordenador do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2017-12-19