Análise da qualidade de serviços educacionais de uma instituição de ensino superior privada
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.036359.6-19Resumo
O estudo investiga à educação superior brasileira, em especial à privada, diante do mercado competitivo exigindo reformulações e adequações para sua sobrevivência em busca do melhoramento da qualidade dos serviços prestados a comunidade acadêmica. O objetivo é analisar e investigar a qualidade dos serviços educacionais em uma Instituição de Ensino Superior Privada, sob o ponto de vista dos discentes, docentes e gestores da instituição do curso de Administração. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, levantamento do tipo survey, com base um corte transversal com variáveis quantitativas sobre os assuntos envolvidos e dos dados coletados na Instituição por meio de questionários com 22 variáveis dentro das cinco dimensões estudadas: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia, mensurando a diferença entre as expectativas e desempenho das ações. Foi utilizada uma ferramenta de avaliação psicométrica da percepção e expectativa dos grupos de indivíduos sobre a qualidade, o Servqual, adaptada aos serviços educacionais. Os resultados foram à divergência de opiniões para os gaps entre os grupos pesquisados. A pesquisa visa contribuir com a melhoria dos serviços educacionais oferecidas pela Instituição de Ensino Superior, bem como também direcionar os gestores a melhor perceber os indivíduos envolvidos em sua estrutura organizacional.Downloads
Referências
ANDRADE, Márcio Silva; SADOYAMA, Adriana Santos P.. Percepção da qualidade da educação de um curso superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro: o emprego da escala Servqual. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão organizacional), Universidade Federal de Goiás, GO, 2015.
BARBOSA, Eduardo Fernandes et al.. Implantação da qualidade total na educação. Belo Horizonte: UFMG: Fundação Christiano Ottoni, 1995.
CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
CARVALHO, Marly M.; PALADINI, Edson P. (Coord.). Gestão da qualidade: teorias e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: Ebepro, 2012.
CASTRO, Márcia Helena de; SADOYAMA, Adriana Santos P.. Percepção da qualidade na educação na perspectiva de três escolas particulares da cidade de Catalão (GO). Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão organizacional), Universidade Federal de Goiás, GO, 2015.
CRONIN JR, J. Joseph; TAYLOR, Stevean A.. SERVPERF versus SERVQUAL: reconciling performance-based and perceptions-minus-expectations measurement of service quality. The Journal of Marketing, Chicago, v.58, n. 1, p. 125-131, Jan. 1994.
FERREIRA, João Batista; SADOYAMA, Adriana Santos P.. Avaliação da qualidade de serviços em uma instituição privada de ensino superior privada do Alto Paranaíba (MG). Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão organizacional), Universidade Federal de Goiás, GO, 2016.
GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 1995. ISBN 85-7001-947-5
HORA, Henrique R. M.; MONTEIRO, Gina T. R.; ARICA, Jose. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente Alfa de Cronbach. Revista Produto & Produção, vol. 11, n. 2, p. 85 - 103, jun. 2010. Disponível em < http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/viewFile/9321/8252> Acessado em: 14 set. 2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2011 resumo técnico. Brasília, abril 2013.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. ISBN 978-85-7605-001-8.
LOURENÇO, Cléria D. S.; KNOP, Marcelo F. T. Ensino superior em administração e percepção da qualidade de serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL. Revista Brasileira de Gestão de Negócios. São Paulo, v.13 – n.39, p. 219-233 – Abril/Junho – 2011. Disponível em: < rbgn.fecap.br/RBGN/article/download/854/752>. Acessado em : 07 out. 2014.
LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren. Serviços: marketing e gestão. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006. ISBN 85-02-03278-X
MAINARDES, Emerson Wagner; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Avaliação da qualidade de atributos específicos de instituições de ensino superior em cursos privados de administração em Joinville, SC. Revista Organizações & Sociedade. Salvador, v.18 - n.58, p. 429-444 - Julho/Setembro – 2011. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198492302011000300005&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 out. 2013.
MARÔCO, João. Análise estatística com o SPSS Statistics. 5ª ed. Pero Pinheiro: ReportNumber, 2011. ISBN: 978-989-96763-2-9
MARTINS, Vitor W. B.; TRINDADE, Sandro R. S.; MACÊDO, Alcebíades N.; NEVES, Renato M.. Utilização do modelo SERVQUAL em uma rede de supermercados como instrumento de avaliação da qualidade. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis, SC, Brasil, v. 4, n. 7, p. 279-296, 2012.
MÁZARO, A. L; LEAL, G. S; ROSALEM, V.; SADOYAMA, A. S. P. (2014) Percepção da qualidade de serviços educacionais em instituição de ensino superior privada em Catalão, GO. Recuperado em 05 maio, 2015, de http://www.conhecer.org.br/enciclop/seminario/percepcao%20da%20qualidade.pdf
NOGUEIRA, Tatiana Gasparotto; LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Avaliação da qualidade na prestação de serviços em uma instituição de ensino superior: um estudo sobre os serviços complementares através do uso da escala SERVQUAL. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, 2010.
OLIVEIRA, Otávio J. (Org.). Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006, p. 225-237.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie. A.; BERRY, Leonard L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. The Journal of Marketing, p. 41-50, 1985.
_______. SERVQUAL: Multiple-Item Scale For Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, v 64, n.01, p.12-39, Spring 1988.
OLIVEIRA, Otávio José de; FERREIRA, Eunice Cristina. Adaptação e aplicação da escala SERVQUAL na educação superior. XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, A Engenharia de Produção e o Desenvolvimento Sustentável: Integrando Tecnologia e Gestão, Salvador, BA, Brasil, 06 a 09 de outubro de 2009. Disponível em < http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2009_tn_wic_092_627_12838.pdf>. Acessado em 07 out. 2014.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SALOMI, Gilberto Gabriel Eid; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick; ABACKERLI, Alvaro José. Servqual x Servperf: comparação entre instrumentos para Avaliação da Qualidade de Serviços Internos. Revista Gestão & Produção. São Carlos, v.12, n.2, p.279-293, mai.-ago. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-530x2005000200011&script=sci_arttext> Acesso em: 14 out. 2013.
SAÚDE, C. N. D. Resolução, nº 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012 (BR)[Internet]. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. 13 2013.
SCHNEIDER, Heleno; ROSSI, Carlos Alberto. Diferenças entre homens e mulheres no uso e percepção de valor da Internet. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2005. Disponível em < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6609/000487223.pdf?sequence=1> Acessado em 10 mar. 2017.
VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. O professor e a ética profissional. Texto integrante da pesquisa intitulada “Avaliação da aprendizagem no ensino superior e suas implicações éticas”, adaptada para apresentação no III Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2000. Disponível em < http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2000/Educacao_e_formacao_de_professores/Comunicacao/02_06_04_1119.pdf > Acessado em: 09 fev. 2017.
VIEIRA, Kelmara M.; DALMORO, Marlon. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? In: XXXII ENCONTRO DA ANPAD, Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. Disponível em < www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf>. Acessado em 07 out. 2014.
TOMASSINI, Rodrigo; AQUINO, Rodrigo; CARVALHO, Frederico A. de. Expectativas e percepções em seqüências de serviço. RAE-eletrônica, v. 7, n. 2, Art. 20, jul./dez. 2008. Disponível em <http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Artigo&ID=5363&Secao=ARTIGOS&Volume=7&Numero=2&Ano=2008>. Acessado em 19 out. 2013.
TURETA, César; ROSA, Alexandre Reis; OLIVEIRA, Virgílio Cézar da Silva. Avaliação crítica de serviços educacionais: o emprego do modelo Servqual. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 33-45, outubro/dezembro 2007.