Metodologias ativas aplicas à educação a distância: revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26509.185-197Resumo
Este artigo explora as aplicações de metodologias ativas em educação a distância. É uma revisão de literatura em língua portuguesa, englobando um período de dez anos (2006-2016), envolvendo análises qualitativas dos textos selecionados. A relevância do tema justifica-se pelas inúmeras e variadas publicações nos últimos anos, abordando aspectos como: definições de metodologias ativas; tipos mais comuns, aplicações nas mais diversas áreas de ensino, com destaque para a área de saúde; descrições de experiências no ensino fundamental, médio e superior e em modalidades presenciais e a distância. O objetivo geral do artigo é mapear as publicações acadêmicas sobre o uso de metodologias ativas na educação a distância. De forma geral, a literatura especializada enxerga positivamente o uso de metodologias ativas, assumindo-as não mais como um modismo, mas como uma prática educacional inovadora que atende às Diretrizes Curriculares Nacionais. Mas a revisão também encontrou pontos fracos na aplicação da aprendizagem ativa, como a dificuldade por parte dos próprios alunos de se adaptarem ao novo método e a evasão dos participantes do ambiente virtual de aprendizagem. Foi possível afirmar, com base nos estudos científicos já publicados, que as metodologias ativas são capazes de promover o processo de ensino–aprendizagem satisfatório em cursos a distância. Entretanto, para que isso aconteça, é necessário que todos os envolvidos no processo compreendam o sentido das metodologias ativas utilizadas e acreditem no seu potencial pedagógico.
Palavras-chave: Aprendizagem. Educação a distância. Ensino. Metodologias ativas.
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