O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA COMO APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.8.8659.%25pResumo
Esta pesquisa investiga a utilização do laboratório de informática nas aulas de Matemática no Colégio da Polícia Militar do Município de Jequié-BA como apoio ao processo de ensino e aprendizagem entre professores e alunos, a partir das interfaces disponibilizadas no computador. O objetivo da pesquisa foi investigar como se dá o processo de utilização do laboratório de informática nas aulas de Matemática por parte dos professores e alunos para potencializar a dinâmica dessas aulas, possibilitando uma mudança de postura e atitude quanto à utilização das interfaces do computador. Baseado nos estudos de Borba (1999), Penteado (1999), Almeida (2000), Kenski (2007), Fiorentini e Lorenzato (2006), Brasil (2006), Oliveira (2007) e Bairral (2003) sobre informática no ensino de Matemática buscou-se a fundamentação téorica. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso numa abordagem qualitativa, coletando os dados através das entrevistas semiestruturadas, questionários para professores e alunos, da disciplina Matemática no 1º ano do Ensino Médio. Foi constatado que o laboratório de informática é pouco utilizado nas aulas de Matemática e quando bem utilizado as aulas se tornam mais prazerosas e investigativas.
Palavras-chave: Laboratório de Informática. Ensino de Matemática. Softwares Matemáticos.