USO DO COMPENDIUM PARA MAPEAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS DAS DISCIPLINAS FUNDAMENTAIS DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

Autores

  • Nelma Camêlo Araújo Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.8.8662.%25p

Resumo

Os mapas visuais de conhecimento são uma ferramenta significativa para uso no aprendizado e tem como característica considerar os aspectos cognitivos de seus usuários, levando em conta a teoria da Psicologia Cognitiva. Esse trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo mapear os conhecimentos dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFAL que cursam disciplinas básicas, denominadas disciplinas do núcleo duro da área. Para tal, foi selecionada como amostra os dois monitores das disciplinas de Representação Descritiva I e II e a Temática I e II;  a ferramenta utilizada foi o software Compendium. Para a construção do mapa de cada monitor foram dispostos temas das disciplinas, tais como indexação e resumo. Os resultados demonstram que os alunos, mesmo tendo cursado com êxito essas disciplinas, tiveram mapas diferentes, e que um sobressaiu mais que o outro. Mapear antecipadamente o conhecimento cognitivo dos alunos é essencial para usar uma metodologia mais adequada para o aprendizado, e o Compendium é uma ferramenta que deve ser aproveitada para mapear os conhecimentos dos alunos.

Palavras-chaves: Cartografia Cognitiva. Compendium. Biblioteconomia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-01