A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UAB/UFAL
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.8.8663.%25pResumo
Este artigo trata da influência das TIC no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil/UFAL e do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem na formação de ensino superior a distância. Teve como objetivo geral analisar o processo de adaptação dos sujeitos da pesquisa durante o início do curso até o momento atual da pesquisam (2011.1) e como objetivos específicos: Descrever o Curso de Pedagogia da UAB/UFAL; Relacionar os principais recursos tecnológicos utilizados pelos professores pontuando as dificuldades ainda vivenciadas pelos mesmos e Identificar as experiências dos alunos com as TIC, mapeando seu perfil de usuário com suas experiências anteriores ao ingresso no curso. O estudo foi realizado num polo da região sertaneja de Alagoas. Foi investigado como as TIC interferem na formação de alunos do curso? A hipótese tem como base que as dificuldades da maioria dos alunos de realizar as tarefas no ambiente do curso está relacionada às deficiências no uso deste, que por sua vez está associado ao uso dos equipamentos de informática e seus periféricos, bem como à internet. A pesquisa foi do tipo qualitativa, através do estudo de caso.
Palavras-chave: Educação a Distância; Dificuldades do Aluno da EaD; Ensino-aprendizagem.