PERCURSO DE UMA FORMADORA NO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO - UCA

Autores

  • Yara Pereira da Costa e Silva Neves Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal de Alagoas – UAB/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2011.8.8666.%25p

Resumo

O programa Um Computador por Aluno – UCA, iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação, propõe uma nova forma de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, com o objetivo de levar equipamentos para estudantes e professores e desenvolver a formação voltada ao uso pedagógico do laptop, com ações para o desenvolvimento de metodologias que priorizem a aprendizagem significativa e pesquisas nas práticas pedagógicas no novo contexto da sociedade do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa ação, de cunho descritivo, sobre o processo de implantação de laptops na Escola Municipal Douglas Apratto Tenório, em Penedo/AL, e reflexões acerca da formação de professores em TIC, desde o MSX até o Laptop, vivenciada ao longo de nossa trajetória, os problemas são semelhantes: resistência por parte de professores pela falta de habilidade e dificuldade de manuseio, além da falta de compreensão do uso das TIC. O processo de implantação dos laptops nas escolas públicas de Alagoas é um desafio, tanto na formação em ação quanto na infra-estrutura, uma vez que o uso por cada aluno vai evidenciar mudanças na realidade da escola e no contexto da sala de aula.

 

Palavras-chave: Laptops educacionais. Projeto UCA.  Formação de professores. Prática Pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-08-01