Implicações sobre o uso de vídeos no ensino da Matemática em cursos a distância
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.036849.84-99Resumo
Este artigo é original e apresenta resultados de uma pesquisa de natureza empírica, cujo objetivo é destacar algumas implicações sobre o uso de vídeos em Matemática. Especificamente, nesta investigação, esse componente curricular caracteriza-se como uma “disciplina de serviço[1]”, a qual foi ministrada em cursos na modalidade Educação a Distância – EAD - Sistema da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Para tanto, apoiamo-nos na perspectiva teórico-metodológica denominada “Sistema Seres-Humanos-Com-Mídias”. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, pois não há preocupação com a representatividade numérica, tendo como principais procedimentos para a produção de dados, a entrevista, o questionário e a observação participante. Os sujeitos foram os acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Administração, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química e do curso Tecnólogo em Sistema para Internet das instituições de Ensino do Estado de Mato Grosso. Os resultados indicaram que as principais implicações no uso de vídeos estão diretamente relacionadas à aprendizagem dos acadêmicos, em um trabalho coletivo e colaborativo.
[1] O termo “disciplina em serviço” trata-se da incorporação da matemática a matriz curricular de outros cursos, ou seja, quando usamos conceitos e modelos matemáticos para outras áreas do conhecimento, geralmente ministrada por professores de matemática (SOARES, 2012).
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