A ética em pesquisa fenomenológica no contexto de atuação de sujeitos educativos envolvidos com a pedagogia social hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26955.7-15Resumo
Estudo que se constitui em um recorte teórico-prático sobre a intenção ética empreendida em uma pesquisa fenomenológica sobre a docência de discentes de licenciatura plena em Pedagogia no uso do dispositivo móvel tablet PC em uma brinquedoteca hospitalar. Objetiva descrever sucintamente situações de execução de um projeto de pesquisa de doutorado que possibilitem uma reflexão sobre modos de postura ética junto aos sujeitos participantes. Os resultados das práticas com intenções éticas explicitadas pelo pesquisador colaboraram para a constituição de um contexto sincero do que tenderiam a ser suas atitudes na condução da pesquisa na abordagem de sujeitos participantes, contribuindo assim para o desvelamento de seus modos diferenciados e educativos não diretivos no ambiente pesquisado que favoreciam o andamento de etapa da pesquisa.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde/MS Sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/1996/Reso196.doc>. Acesso em: 14 mar. 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/MS Sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2012.
FORGHIERI, Yolanda Cintrão. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira, 2004. ISBN 85-221-0163-9.
GONZÁLEZ, Alberto Durán; GARANHANI, Mara Lúcia; BORTOLETTO, Maira Sayuri; ALMEIDA, Marcio José de; MELCHIOR, Regina; NUNES, Elisabete de Fátima Polo Almeida. Fenomenologia heideggeriana como referencial para estudos sobre formação em saúde. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, n. 42, p. 809-17, jul./set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v16n42/aop3612.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2017.
HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1959. (Coleção Pensamento e Filosofia). ISBN 972-771-142-1.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução e organização de Fausto Castilho. Campinas: Editora da Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012. ISBN 978-85-268-0963-5 (Unicamp) e 978-85-326-4340-7 (Vozes).
ILLICH, Ivan. Sociedade Sem Escolas. 7. ed. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 1985. 188 p.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005. ISBN 85-15-01324-X.
SARAMAGO, Ligia. Sobre a serenidade em Heidegger: uma reflexão sobre os caminhos do pensamento. In: Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Ano 6, n. 10, jan./jul. 2008. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2008. ISSN 1678-7846. Disponível em: <http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender10.pdf>. Acesso em 05 ago. 2017.
SODELLI, Marcelo. Sobre o sentido de educar. In: Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. Ano 6, n. 10, jan./jul. 2008. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2008. ISSN 1678-7846. Disponível em: <http://www.uesb.br/editora/publicacoes/aprender/edicoes/aprender10.pdf>. Acesso em 05 ago. 2017.