Atenção e ética do cuidado de si no encontro de professores com tecnologias

Autores

  • Maria de Fátima de Lima das Chagas UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Karla Rosane do Amaral Demoly UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Nize Maria Campos Pellanda UNISC - Universidade de Santa cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.037013.20-33

Resumo

Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa em que analisamos como um grupo de professores concebem as tecnologias digitais e como modos de atenção a si e de percepção se transformam em um percurso de oficinas e rodas de conversas em um processo de formação. A metodologia envolveu a proposição de oficinas em que professores interagiram com tecnologias, realizaram diferentes produções relacionadas às suas demandas singulares e às suas atividades pedagógicas e produziram autonarrativas na forma de redes de conversações no transcurso da experiência. A rede teórica considerou os estudos sobre o escrever e as tecnologias (Demoly 2008), Biologia da Cognição (Maturana e Varela, 2011); ética como ação (Varela 2001); o entendimento da relação humano-máquina (Simondon 1989, 2009) e (Pellanda 2012); estudos sobre as formas de funcionamento da atenção (Kastrup 2004; 2005) e (Freitas 2011). Como resultados, pudemos distinguir transformações cognitivas e afetivas referidas aos processos de atenção e cuidado de si no fazer com tecnologias digitais.

Palavras-chave: Atenção a si. Ética do cuidado. Tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima de Lima das Chagas, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorado em Educação (UNISC - cursando)

Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA)

Especialização - Tecnologias em Educação (PUC-RIO)

Karla Rosane do Amaral Demoly, UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Nize Maria Campos Pellanda, UNISC - Universidade de Santa cruz do Sul

Estágio Sênior na Universidade do Minho (Portugal)

Doutorado em Educação (UFRGS) com doutorado-sanduiche na M.U. (OHIO-USA)

Referências

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Publicado

2017-12-19