O dicionário na era digital: o uso de dicionários eletrônicos nas aulas de Língua Inglesa

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.037166.110-121

Resumo

O dicionário é um importante produto linguístico, cultural e comercial. Entretanto, no âmbito do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, os dicionários são ignorados não apenas por livros e revistas especializadas no assunto, mas também por muitos professores e especialistas da área de idiomas. No contexto da sala de aula, a desatualização e o péssimo estado de conservação das obras dicionarísticas, além do número reduzido de exemplares, dificultam o uso desse recurso pedagógico nas aulas de língua estrangeira. Diante deste panorama, este estudo de revisão bibliográfica tem por objetivo refletir sobre o uso de dicionários impressos e eletrônicos na sala de aula, destacando a relevância dos dicionários em formato eletrônico no processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, uma vez que sua estrutura dinâmica e interativa facilita o acesso à consulta e torna a busca da informação instantânea. Considerando a ascensão das mídias digitais e o perfil da nova geração de estudantes, a geração “net”, o dicionário eletrônico surge como uma importante ferramenta pedagógica no sentido de conectar o ensino de Língua Inglesa à cultura digital que a escola tanto insiste em ignorar.

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Biografia do Autor

Luciana Maira de Sales Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Docente de Língua Estrangeira - Inglês do Instituto Federal do Acre (IFAC) - Câmpus Rio Branco

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Publicado

2017-12-19