DAS INTERFAES DE ENTRETENIMENTO AOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Rafael André de Barros Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Aline da Silva Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10844.%25p

Resumo

Nas últimas décadas as TIC têm estado presentes nas estruturas sociais. Sua integração tem desempenhado um papel revolucionário também nos espaços educativos, onde várias situações de ensino e aprendizagem têm sido propostas a partir de experiências inovadoras de educadores criativos, reflexivos e comprometidos com a qualidade da educação na sociedade contemporânea. Neste ínterim, a literatura pouco trata de experiências de inserções destas tecnologias com alunos com deficiência intelectual. Desse modo, este artigo apresenta um estudo bibliográfico, enquanto pesquisa qualitativa online, com apontamentos e propostas pedagógicas quanto ao uso das interfaces da informação e comunicação a fim de potencializar o processo de ensino e aprendizagem deste aluno. São apresentadas sugestões de interfaces digitais, suas possibilidades e aplicações na prática pedagógica apontando para a inclusão do aluno com Deficiência Intelectual frente às tecnologias.

Palavras chave: Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino e aprendizagem. Inclusão digital.

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Publicado

2012-04-01