O SOFTWARE HAGÁQUÊ NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM SURDEZ: O DISCURSO DOS SUJEITOS
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10845.%25pResumo
Este artigo trata da questão do uso das Tecnologia da Informação e Comunicação na educação da pessoa com surdez. Propõe a reflexão sobre os aspectos da linguagem escrita da pessoa com surdez. Mostra alguns pontos convergentes e divergentes na produção escrita da pessoa com surdez utilizando o software educacional HagáQuê. Apresenta diferentes opiniões sobre o uso do HagáQuê como um recurso para a produção escrita da pessoa com surdez. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada, que foram registradas com gravador digital de voz. A análise dos dados mostrou que o uso do HagáQuê é uma estratégia motivadora e que favorece a participação de pessoas com surdez em atividades de ensino e aprendizagem de conteúdos escolares. O envolvimento nas atividades com o HagáQuê, o aumento na quantidade de vocábulos registrados e os avanços no entendimento sobre o uso da Língua Portuguesa escrita para expressar sentidos, apontaram para a descoberta de novas idéias de trabalho dentro e fora de sala de aula. Por fim, fica sugerido a realização de trabalhos integrados e projetos utilizando o HagáQuê envolvendo diferentes espaços e serviços da escola.
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação. Software HagáQuê. Educação Inclusiva. Pessoa com Surdez.