USO DO LAPTOP NA PERSPECTIVA 1 a 1: LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10846.%25pResumo
Este artigo tem como premissa avaliar a utilização do laptop, na perspectiva 1:1, em uma escola pública municipal, em São Paulo, segundo a percepção dos alunos. Para a consecução desta avaliação, foi utilizada a técnica do grupo focal, por ser uma metodologia de pesquisa que coleta dados por meio da interação do grupo, caracterizada, também, como um recurso para compreender o processo de construção das percepções, atitudes e representações sociais dos componentes do grupo. A análise dos dados coletados através do grupo focal foi empreendida a partir da Teoria das Representações Sociais. O estudo das representações sociais nos leva a questionar a objetividade da realidade social. A realidade social é o fato objetivo, apropriado e reconstruído pelo grupo ou indivíduo, uma vez que a experiência grupal se incorpora às estruturas cognitivas individuais. Assim, esta análise procurou abstrair a representação social dos alunos sobre a utilização do laptop como ferramenta pedagógica de intervenção.
Palavras-chave: Currículo. Tecnologia. Formação de Educadores. Prática Pedagógica. Representação Social.