POSSIBILIDADE DE GERAÇÃO DE CONFLITO EM FORUNS ONLINE
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10847.%25pResumo
Este artigo estuda a geração de conflito em fóruns online e tem como campo experimental de pesquisa, dois fóruns de um curso de pós-graduação em Direitos Humanos (EDHDI) ofertado na modalidade a distância, numa instituição de ensino superior do estado de Alagoas e partiu do seguinte questionamento: Quais fatores desencadearam geração de conflito em fóruns online? O experimento de pesquisa teve como objetivo identificar e analisar motivações que desencadeiam sinais de geração conflitos entre os usuários do AVA pesquisado e se as mensagens trocadas com os alunos pelos professores, tutores e coordenação foram capazes de reconduzir os alunos para as leituras e realização das atividades propostas pela disciplina que estava sendo ofertada na ocasião da pesquisa. A hipótese levantada é que as tecnologias aproximam, mas, a heterogeneidade dos grupos, com suas peculiaridades e diferenças individuais, inclusive de interesses e expectativas, podem gerar conflitos nos fóruns de cursos online e que outros fatores externos ao ambiente do curso como: falha de comunicação nas interações no AVA dos professores, tutores e coordenação durante a troca de mensagens podem ter afetado o entrosamento entre as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem, questões de infraestrutura física patrimonial e tecnológica, entre outros. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio de estudo de caso e instrumento de coleta, observação de mensagens enviadas por e-mail e das postagens no AVA/Moodle contemplando 193 mensagens trocadas entre alunos, professores e coordenação que versavam sobre dúvidas e insatisfações por parte dos estudantes e esclarecimentos de ocorrências mencionadas por parte dos discentes e pessoas da coordenação durante a realização do curso ofertado em três cidades distintas do estado de Alagoas.
Palavras-chave: Educação Online. Mediação Pedagógica. Fóruns Online. AVA. Conflitos