AS MÍDIAS NO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA: FORMANDO CONSELHEIROS E COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10849.%25pResumo
O artigo apresenta os resultados de uma investigação feita com o objetivo de analisar e avaliar a contribuição das mídias, material impresso e vídeo, utilizados pelo programa Formação Pela Escola na formação de gestores, conselheiros e comunidade escolar em Alagoas. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa do estudo de caso e os dados foram coletados a partir da análise dos materiais e dos módulos do curso, aplicação de questionários com tutores e alunos do programa: gestores, comunidade e conselhos escolares. A pesquisa traz a opinião dos participantes a respeito da qualidade, utilidade e objetividade das mídias e aponta as dificuldades no processo de formação destes conselheiros. Constata-se a necessidade de aperfeiçoar mecanismos que desencadeiem maior interesse e participação dos conselheiros e gestores no programa Formação Pela Escola, provocando assim maior participação popular na aplicação dos recursos do PDDE.
Palavras-chave: Mídias. Formação pela Escola. Recursos públicos. Conselho escolar. Participação social.