AS MÍDIAS NO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA: FORMANDO CONSELHEIROS E COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Elizelda Silva de Araújo Secretaria do Estado de Educação de Alagoas
  • Carmen Lúcia de Araújo Paiva Oliveira Secretaria do Estado de Educação de Alagoas
  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas – UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2012.10.10849.%25p

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma investigação feita com o objetivo de analisar e avaliar a contribuição das mídias, material impresso e vídeo, utilizados pelo programa Formação Pela Escola na formação de gestores, conselheiros e comunidade escolar em Alagoas. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa do estudo de caso e os dados foram coletados a partir da análise dos materiais e dos módulos do curso, aplicação de questionários com tutores e alunos do programa: gestores, comunidade e conselhos escolares.  A pesquisa traz a opinião dos participantes a respeito da qualidade, utilidade e objetividade das mídias e aponta as dificuldades no processo de formação destes conselheiros. Constata-se a necessidade de aperfeiçoar mecanismos que desencadeiem maior interesse e participação dos conselheiros e gestores no programa Formação Pela Escola, provocando assim maior participação popular na aplicação dos recursos do PDDE.

Palavras-chave: Mídias. Formação pela Escola. Recursos públicos. Conselho escolar. Participação social.

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Biografia do Autor

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

O artigo apresenta os resultados de uma investigação feita com o objetivo de analisar e avaliar a contribuição das mídias, material impresso e vídeo, utilizados pelo programa Formação Pela Escola na formação de gestores, conselheiros e comunidade escolar em Alagoas. A pesquisa foi realizada através da abordagem qualitativa do estudo de caso e os dados foram coletados a partir da análise dos materiais e dos módulos do curso, aplicação de questionários com tutores e alunos do programa: gestores, comunidade e conselhos escolares.  A pesquisa traz a opinião dos participantes a respeito da qualidade, utilidade e objetividade das mídias e aponta as dificuldades no processo de formação destes conselheiros. Constata-se a necessidade de aperfeiçoar mecanismos que desencadeiem maior interesse e participação dos conselheiros e gestores no programa Formação Pela Escola, provocando assim maior participação popular na aplicação dos recursos do PDDE.

Palavras-chave: Mídias. Formação pela Escola. Recursos públicos. Conselho escolar. Participação social.

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Publicado

2012-04-01