E-Sports na escola: desafios e possibilidade para a Educação Física na cultura digital

Autores

  • José Ricardo Lopes Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Centro de Educação (CEDU) Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18541.61-70

Resumo

Os Games estão presentes no cotidiano da sociedade desde a década de 1980, onde surgiram os primeiros consoles e arcades. Desde então, os gamers (jogadores), buscam superar as habilidades dos outros, motivando a criação dos e-Sports, compreendidos como competições em games. Essa pesquisa pretende identificar as potencialidades dos e-Sports, sob uma perspectiva educacional, a partir das aulas de Educação Física no contexto da aprendizagem colaborativa. A pergunta motriz deste estudo é: “Quais as implicações da incorporação do e-Sports a partir da abordagem da aprendizagem colaborativa no componente curricular Educação Física?” Este estudo adota um enfoque qualitativo do tipo de pesquisa cartográfica. O grupo estudado será composto por alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual da cidade de Maceió/AL. Os dados serão produzidos em três etapas, são elas: (i) Conhecendo o Territórios; (ii) Mapeamento das Ações; (iii) Avaliação da Intervenção. Os dados serão coletados a partir de entrevista estruturada (Google Forms); Observação Participante (Diário de Campo) e entrevista estruturada (gravada e transcrita). Para análise de dados será utilizada a técnica da Análise de Conteúdo, a partir das ferramentas das Nuvens de Palavras e dos Mapas Conceituais. Por estar em andamento, este estudo ainda não apresenta resultados conclusivos.

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Biografia do Autor

José Ricardo Lopes Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Educação Física (UFAL)

Mestrado em Educação (em andamento) (PPGE/UFAL)

Bolsista CAPES

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Centro de Educação (CEDU) Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Titular do Curso de Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas; Membro do grupo de pesquisas TICFORPROD

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acesso 24 out. 2017.

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Publicado

2018-03-31