Linguagem digital e interativa no ensino da Matemática: entre debates e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18543.77-90Resumo
O presente artigo apresenta debates e reflexões acerca da lousa digital interativa (LDI) no ensino e na práxis do professor de Matemática. Nessa perspectiva, foi desenvolvido um panorama dessa interface tecnológica no cenário educacional brasileiro de 2002 a 2017, de acordo com os repositórios do Banco de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Assim, a presente pesquisa é do tipo bibliográfico, delimitando-se em um estudo denominado “estado do conhecimento”. Utilizamos como referencial teórico Castells (1999), Belloni (1999) e Fiorentini e Lorenzato (2012). A partir dessa investigação, constatamos que o maior interesse pela temática advém dos programas de mestrado, não apresentando produção alguma com a temática em nível de doutorado, nesse período de quinze anos. Além disso, percebemos que há um maior número de pesquisas centralizadas na Região Sul, fato constatado devido ao investimento, principalmente, do Governo do Estado do Paraná, bem como pelas prefeituras para a incorporação dessa interface tecnológica nas salas de aulas, refletindo gradativamente uma mudança metodológica na construção do saber matemático.Downloads
Referências
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