A oferta pública de educação no município de Itabaiana: escolas, professores e alunos (1988-2014)
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18552.29-39Resumo
O presente trabalho visou investigar como ocorreu o processo de oferta da educação no município de Itabaiana entre o período de 1988 e 2014, sendo que este espaço/tempo compreende a promulgação da Constituição Federal de 1988, consolidada pela Lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este trabalho possibilitou identificar e analisar: as estratégias desenvolvidas pelo município para aderir à nova política; a distribuição da malha escolar municipal; os possíveis programas de financiamento criados para contemplar a rede municipal de educação; a relação entre a rede municipal e estadual; as formas de seleção e formação continuada de professores; as metodologias de organização pedagógica da rede municipal e o uso dos recursos públicos destinados à educação. Os procedimentos metodológicos adotados foram os contatos com a Secretaria Municipal de Educação, as leituras e análises da documentação existente, visita às unidades escolares, entrevista com os membros da Secretaria e professores, e consulta aos dados estatísticos do Governo Federal. As conclusões obtidas pretenderam contribuir para que a própria municipalidade obtivesse uma melhor reflexão sobre suas práticas e em que pontos isto pôde alcançar mudanças que propiciaram melhorias no serviço prestado à população.