A oferta de educação no município de Itabaiana: rendimento escolar e questões de gênero
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18553.17-28Resumo
O presente texto apresenta resultados da pesquisa que investigou a oferta pública de educação no município de Itabaiana. Buscou-se analisar principalmente o rendimento escolar e as questões de gênero, entre o período de 1988 e 2014. Este recorte compreende a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da Lei 9.394/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Dentro deste período foram selecionados anos específicos para análise, que são: 1988, 1997, 2005 e 2014. Com base nisto, este trabalho possibilitou analisar o rendimento escolar e o correlacionar com o fracasso escolar e, também, a associação deste primeiro tema com a questão de gênero por meio também da conexão com a localidade. Os procedimentos metodológicos adotados para tornar possível o estudo foram o contato direto com a Secretaria Municipal de Educação e com o Arquivo Central de Itabaiana, as leituras e análises da documentação existente, e entrevista com os membros da Secretaria. Ao término deste trabalho de pesquisa, foi possível verificar que os resultados obtidos contribuem para o entendimento do desenvolvimento da oferta pública no município de Itabaiana, sendo possível refletir sobre suas práticas e em que pontos isto pode alcançar mudanças que propiciem melhorias no serviço público prestado à população.