Da teoria à prática: relatório das atividades de Estágio Supervisionado II realizado na Escola Maria Clara Machado

Autores

  • Jussara Santana da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Teresinha Santos da Conceição Universidade Federal de Sergipe (UFS).
  • Suiane dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS).

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18558.40-49

Resumo

O presente trabalho é resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II, disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado. A priori, foi feito um planejamento semanal para, só então, darmos início aos cinco dias de regências. Os conteúdos escolhidos foram identidade, família, tipos de moradia e meios de transportes, bem como as datas comemorativas do mês designado para a prática, tendo como base as literaturas infantis. Para as observações fomos guiadas por diários de campo com detalhamento das práticas realizadas. Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para outros discentes, percebendo, assim, o quanto a realização do Estágio Supervisionado é importante para o futuro professor, possibilitando dar um novo significado aos saberes, às reflexões sobre a conduta e a construção da identidade deste profissional, conhecendo o ambiente escolar, vivenciando atividades desse cotidiano e permitindo associar a teoria aprendida na universidade com as práticas e as experiências da sala de aula. Isso proporciona um melhor desempenho e enriquecendo do conhecimento, promovendo um aprendizado significativo aos alunos. Em todo o processo vivido nesse percurso, podemos compreender a grande importância do espaço escolar como formador da personalidade do aluno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Santana da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Jussara Santana da Silva, graduanda em Pedagogia pela Universidade federal de Sergipe (UFS). Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/UFS/CAPES), alocada no Colégio Estadual Alceu Amoroso Lima. E-mail: (sarasantanamorena@gmail.com).

Maria Teresinha Santos da Conceição, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/UFS/CAPES). E-mail: (teresasantosud@hotmail.com).

Suiane dos Santos, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com pesquisa sobre a municipalização do ensino em Sergipe. E-mail: ssuii.anne@gmail.com.

Maria Teresinha Santos da Conceição, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/UFS/CAPES)

Suiane dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 20 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O estágio nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LIMA, Paulo Gomes. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados: MS, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, Marilda da. Complexidade para a formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

Downloads

Publicado

2018-03-31