Da teoria à prática: relatório das atividades de Estágio Supervisionado II realizado na Escola Maria Clara Machado
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18558.40-49Resumo
O presente trabalho é resultado de experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado II, disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado. A priori, foi feito um planejamento semanal para, só então, darmos início aos cinco dias de regências. Os conteúdos escolhidos foram identidade, família, tipos de moradia e meios de transportes, bem como as datas comemorativas do mês designado para a prática, tendo como base as literaturas infantis. Para as observações fomos guiadas por diários de campo com detalhamento das práticas realizadas. Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para outros discentes, percebendo, assim, o quanto a realização do Estágio Supervisionado é importante para o futuro professor, possibilitando dar um novo significado aos saberes, às reflexões sobre a conduta e a construção da identidade deste profissional, conhecendo o ambiente escolar, vivenciando atividades desse cotidiano e permitindo associar a teoria aprendida na universidade com as práticas e as experiências da sala de aula. Isso proporciona um melhor desempenho e enriquecendo do conhecimento, promovendo um aprendizado significativo aos alunos. Em todo o processo vivido nesse percurso, podemos compreender a grande importância do espaço escolar como formador da personalidade do aluno.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 20 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998.
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O estágio nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LIMA, Paulo Gomes. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados: MS, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Marilda da. Complexidade para a formação de professores: saberes teóricos e saberes práticos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.