Ensino da matemática e as TIC: uma abordagem na educação sobre a prática docente
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18567.50-60Resumo
A relação entre as tecnologias na educação contemporânea no Ensino da Matemática é substancial. Nesta perspectiva o objetivo é investigar as práticas dos professores de Matemática a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente do software Geogebra em uma escola pública do município de Aracaju, bem como descrever pressupostos teóricos acerca do tema, analisando as concepções docentes sobre o uso das TIC em sala de aula. O delineamento metodológico optou-se por uma abordagem de estudo de caso através das técnicas de observação e entrevista, a partir de um pressuposto teórico relacionado ao tema. A realização desta pesquisa possibilitou conhecer as ações dos sujeitos (professores) e o espaço da investigação sobre as TIC (software Geogebra) como instrumento pedagógico o qual é uma forma de inovar ao ensinar e aprender Matemática em um ambiente interativo e criativo, a partir da sala de aula. Os resultados alcançados indicaram que os professores recorrem às tecnologias como algo a mais para motivar os alunos, por meio de uma prática docente que promove aprendizagem, enfatizando o quanto o uso de softwares educativos têm tido uma importância para o desenvolvimento do Ensino da Matemática.
Downloads
Referências
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação: polêmicas do nosso tempo. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Mirian Godoy. Informática e educação matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BORBA, Marcelo de Carvalho. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FIORENTINI, Dario (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias o novo ritmo da informação. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LITWIN, Edith (Org.). Tecnologia educacional: política, história e propostas. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médica, 2001.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Pedagogia: educação e linguagem matemática. 2015. Disponível em: . Acesso em: 01 set 2016.
NACARATO, Adair Mendes (Org.); PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
NÓVOA, António. Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto, 1995. NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto,1999.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da matemática: uma análise da influência francesa. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. 2. ed. Tradução de Juan Acuña Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
SILVA, Marcos. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade e cidadania. São Paulo: Loyola, 2012.
VASCONCELOS, Carlos Alberto. As interfaces interativas no curso de licenciatura em Geografia da UAB no IFPE e na UFS. 2015. Relatório de Pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, Pernambuco, 2015.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Plano Editora, 2007.
VISEU, Floriano; PONT, João Pedro da. Desenvolvimento do conhecimento didático do futuro professor de matemática com o apoio das TIC. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.org. mx/pdf/relime/v12n3/v12n3a5.pdf>. Acesso em: 16 maio 2016.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.