Hipertexto na visão de sentidos múltiplos no mundo tecnológico

Autores

  • Andrea Karla Ferreia Nunes Universidade Tiradentes (UNIT)
  • Iris Christina dos Santos Lima Universidade Tiradentes (UNIT)

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18588.71-76

Resumo

O artigo tem como objetivo informar as possibilidades que o hipertexto vem gerando sapiência, através de uma proposta de sentidos múltiplos, com base em autores como Koch (2002), Marcuschi (1999), Perfetti (1996). Discute-se sobre o hipertexto e suas possibilidades como recurso para o enriquecimento intelectual e ampliação do conhecimento, percebendo-o como um espaço de escrita, que afetou não só a maneira como os seres humanos lêem na atualidade, porém possibilitou múltiplas formas de compreender e compartilhar os modos de visualizar o mundo; distanciando a ponte entre leitor e escritor, norteando a escrita na tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. A nova forma de escrita e leitura, não lineares, ocasionou grandes transformações nos internautas, que ficam distribuídos pelas imensas redes digitais mundiais. Contudo, o hipertexto passou a ser um recurso que agrega redes de informações interativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Karla Ferreia Nunes, Universidade Tiradentes (UNIT)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Gestão e Educação, Políticas Públicas para uso das TIC, Avaliação Institucional e Formação Docente, Produção de Material Impresso e Virtual para EAD.

Iris Christina dos Santos Lima, Universidade Tiradentes (UNIT)

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), atuando nos seguintes temas: educação, comunicação, patrimônio, gênero, meio ambiente, tecnologia, artes e Ecomuseu. Atualmente é professora do SESI (Aracju-SE).

Referências

KOCH, Ingedore G. Villaça, Texto e Hipertexto. IN: Desvendando os segredos do Texto, São Paulo: Cortez Editora, 2002. 168p.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Editora Pontes, 1999. 11p.

PERFETTI, Charles A. Text and Hypertext. In: ROUET et al. (eds), 1996.

SNYDER, I. Hypertext. The electronic labirinth. Washington: New York

University Press, 1997.

Downloads

Publicado

2018-03-31