Hipertexto na visão de sentidos múltiplos no mundo tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18588.71-76Resumo
O artigo tem como objetivo informar as possibilidades que o hipertexto vem gerando sapiência, através de uma proposta de sentidos múltiplos, com base em autores como Koch (2002), Marcuschi (1999), Perfetti (1996). Discute-se sobre o hipertexto e suas possibilidades como recurso para o enriquecimento intelectual e ampliação do conhecimento, percebendo-o como um espaço de escrita, que afetou não só a maneira como os seres humanos lêem na atualidade, porém possibilitou múltiplas formas de compreender e compartilhar os modos de visualizar o mundo; distanciando a ponte entre leitor e escritor, norteando a escrita na tarefa menos individual para se tornar uma atividade mais coletiva e colaborativa. A nova forma de escrita e leitura, não lineares, ocasionou grandes transformações nos internautas, que ficam distribuídos pelas imensas redes digitais mundiais. Contudo, o hipertexto passou a ser um recurso que agrega redes de informações interativas.
Downloads
Referências
KOCH, Ingedore G. Villaça, Texto e Hipertexto. IN: Desvendando os segredos do Texto, São Paulo: Cortez Editora, 2002. 168p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Linearização, cognição e referência: o desafio do hipertexto. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Editora Pontes, 1999. 11p.
PERFETTI, Charles A. Text and Hypertext. In: ROUET et al. (eds), 1996.
SNYDER, I. Hypertext. The electronic labirinth. Washington: New York
University Press, 1997.