O monitoramento da água e as TIC: a construção coletiva de um instrumental de educação ambiental na EFAL Japoatã/Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18589.99-110Resumo
O paradigma moderno se caracteriza por disjunções e afastamentos dicotômicos, na relação homem/natureza, advindo do pensamento racional, pautado na produção, no consumo e no econômico. A sustentabilidade ambiental busca retomar o sentido dessa relação e/ou busca resgatar a origem da relação homem/meio, em prol da totalidade do ser e/ou da compreensão de que somos natureza. O presente artigo objetiva relatar as ações de mobilização planejadas para a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas no município de Japoatã/SE, visando a construção coletiva de um instrumental de educação ambiental para o monitoramento dos recursos hídricos da escola e da comunidade, com foco em sua utilização, gestão e conservação, à luz da formação integral que é proposta pela Pedagogia da Alternância. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram utilizados elementos da dialética hermenêutica para interpretar os dados observados através de três atividades planejadas e aplicadas junto aos alunos e professores da referida escola. Um maior entrosamento entre os sujeitos foi verificado a partir da aplicação das atividades, bem como mais discussões e uma atenção maior à questão dos recursos hídricos também. Foi coletivamente planejado um painel/mural com imagens e textos sobre as condições da água na escola.