O monitoramento da água e as TIC: a construção coletiva de um instrumental de educação ambiental na EFAL Japoatã/Sergipe

Autores

  • Maria José da Silva Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Florisvaldo Silva Rocha Universidade Federal de Sergipe (UFS)— São Cristóvão, Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18589.99-110

Resumo

O paradigma moderno se caracteriza por disjunções e afastamentos dicotômicos, na relação homem/natureza, advindo do pensamento racional, pautado na produção, no consumo e no econômico. A sustentabilidade ambiental busca retomar o sentido dessa relação e/ou busca resgatar a origem da relação homem/meio, em prol da totalidade do ser e/ou da compreensão de que somos natureza. O presente artigo objetiva relatar as ações de mobilização planejadas para a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas no município de Japoatã/SE, visando a construção coletiva de um instrumental de educação ambiental para o monitoramento dos recursos hídricos da escola e da comunidade, com foco em sua utilização, gestão e conservação, à luz da formação integral que é proposta pela Pedagogia da Alternância. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram utilizados elementos da dialética hermenêutica para interpretar os dados observados através de três atividades planejadas e aplicadas junto aos alunos e professores da referida escola. Um maior entrosamento entre os sujeitos foi verificado a partir da aplicação das atividades, bem como mais discussões e uma atenção maior à questão dos recursos hídricos também. Foi coletivamente planejado um painel/mural com imagens e textos sobre as condições da água na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José da Silva Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Sergipe-UFS. Graduada em Educação Física, também pela UFS. Professora da Educação Básica, pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

Florisvaldo Silva Rocha, Universidade Federal de Sergipe (UFS)— São Cristóvão, Sergipe

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e, também pela UFS, graduado em Geografia (1992). Desde 1996 é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor Associado nível I e tem experiência na área da Educação, com ênfase na relação entre TIC e Educação, além de também discutir a Mídia e a Didática, atuando principalmente com os temas: História de Vida, Didática, Ensino de Geografia, Educação a Distância, Linguagem Audiovisual e Leitura Crítica da Mídia.

Downloads

Publicado

2018-03-31