O ensino da matemática e as dificuldades no processo de alfabetização

Autores

  • Josiane Cordeiro de Sousa Santos Universidade Federal de Sergipe-UFS/NPGECIMA
  • Maria Elze dos Santos Plácido Universidade Federal de Sergipe- UFS/PPGED
  • Elisângela Dórea Andrade Barreto Secretária Municipal de Educação de Estância/SE

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18594.91-98

Resumo

O presente artigo objetiva tratar do Ensino de Matemática ao longo dos tempos, de sua importância reconhecida e das dificuldades que insistem em permanecer no processo de alfabetização. Apresenta o professor como responsável pela apropriação das metodologias de ensino, necessárias para melhor atender as demandas do alunado, questionando também a resistência dos docentes em buscar novidades para melhorar sua prática e motivar os alunos que apresentam desinteresse pela disciplina. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cuja metodologia está fundamentada em livros, artigos, revistas e sites da internet. Chega-se à conclusão de que, atualmente, reconhece-se que, não há verdadeira cidadania sem um domínio mínimo da Matemática, sendo esta uma das mais importantes ciências da sociedade moderna. Apropria-se de conceitos e procedimentos básicos, contribuindo para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. A compreensão e uso das ideias básicas da Matemática no dia a dia é um direito de todos os alunos e não apenas de alguns.

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Biografia do Autor

Josiane Cordeiro de Sousa Santos, Universidade Federal de Sergipe-UFS/NPGECIMA

Mestranda em Ensino de Ciência e Matemática – NPGCIMA/UFS; Pós graduada em Educação Matemática/ Faculdade Atlântico; Licenciatura Plena  em Matemática/UFS; Licenciatura em Pedagogia/UNIT; Membro dos grupos de pesquisa EDUCON/UFS e Ecult/UFS.

Maria Elze dos Santos Plácido, Universidade Federal de Sergipe- UFS/PPGED

Mestra em Educação/UFS; Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica/UNIT; Graduada em Educação Física/UFS. Diretora da Educação Especial da Rede Pública Municipal de Ensino de Estância/SE Pesquisadora do grupo de Estudo GEPEL/UFS, na Linha de Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC.

Elisângela Dórea Andrade Barreto, Secretária Municipal de Educação de Estância/SE

Graduada   em   Licenciatura em   Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006)  Possui especialização em Direito Educacional pela Faculdade Pio X Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Jardins.

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Publicado

2018-03-31