O ensino da matemática e as dificuldades no processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.18594.91-98Resumo
O presente artigo objetiva tratar do Ensino de Matemática ao longo dos tempos, de sua importância reconhecida e das dificuldades que insistem em permanecer no processo de alfabetização. Apresenta o professor como responsável pela apropriação das metodologias de ensino, necessárias para melhor atender as demandas do alunado, questionando também a resistência dos docentes em buscar novidades para melhorar sua prática e motivar os alunos que apresentam desinteresse pela disciplina. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, cuja metodologia está fundamentada em livros, artigos, revistas e sites da internet. Chega-se à conclusão de que, atualmente, reconhece-se que, não há verdadeira cidadania sem um domínio mínimo da Matemática, sendo esta uma das mais importantes ciências da sociedade moderna. Apropria-se de conceitos e procedimentos básicos, contribuindo para a formação do futuro cidadão que se engajará no mundo do trabalho, das relações sociais, culturais e políticas. A compreensão e uso das ideias básicas da Matemática no dia a dia é um direito de todos os alunos e não apenas de alguns.
Downloads
Referências
BACHELARD Gaston. Espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 5ª ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRASIL, PCNs - Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. – Introdução, terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental,. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 2ª ed.rev. São Paulo, Cortez, 1994.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CUNHA, Maria Isabel da.Os conhecimentos curriculares e do ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2007. pp. 57- 74.
FIORENTINI, D.(Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
HADYT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6ª ed. São Paulo: Ática, 2000.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação: Mito e Desafio: Uma perspectiva Construtivista. 29ª ed. Porto Alegre: Medição, 2000.
LIMA, Pedro de Almeida. A problemática da avaliação na disciplina matemática do Colégio Estadual Murilo Braga na quinta série do ensino Fundamental / Pedro de Almeida Lima; orientação [de] Gerson Antas Porto – Aracaju, 2004.
ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. 11ª ed, 2ª impressão. São Paulo, Editora Ática, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Ensinar: uma atividade complexa e laboriosa. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2007. pp. 13-33.
VIEIRA, Leonardo. VASCONCELLOS, Fábio. Resultado da Prova Brasil mostra queda de aprendizagem ao longo do ensino fundamental. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/resultado-da-prova-brasil-mostra-queda-de-aprendizagem-ao-longo-do-ensino-fundamental-14888905#ixzz4FA5IR82S> Acesso em: 22 de Julho de 2016.
WACHOWICZ, Lílian Anna. Avaliação e aprendizagem. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.); et al. Lições de Didática. 2ª ed. São Paulo: Papirus, 2007. pp. 133- 160.