Escola como agente catalisador do saber cColetivo
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31934.450-466Resumo
O presente artigo está diretamente relacionado ao trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. A investigação tem como objetivo apresentar resultados parciais que tratam de alguns sentidos sobre a inclusão sociodigital na era do conhecimento e a sua relação nos espaços escolares. Esses resultados foram coletados durante ação que objetivava formar professores sobre a utilização pedagógica das tecnologias digitais, realizada em uma unidade de inclusão digital vinculada ao programa Telecentros BR. Nesse sentido, esta investigação busca possíveis respostas que podem ajudar-nos na compreensão dos fatores que dificultam o trabalho de inclusão digital no ambiente escolar, tais como concepção dos professores sobre o uso pedagógico de tecnologias digitais e questões relacionadas a manutenção das ferramentas tecnológicas da escola
Palavras-chave: Inclusão Sociodigital. Educação e TIC. Formação de Professores.
ABSTRACT
This article is directly related to the research developed at the University of Bahia (UNEB), as work conclusion of the pedagogy course. The investigation aims to present partial results that address some forms of sociodigital inclusion in the knowledge era and their relationship in school spaces. These results were obtained during a training that aimed to train teachers about the pedagogical use of digital technologies, held in a unit of digital inclusion conected with the Telecentros BR program. Thus, this research seeks possible answers that can help us to understand the factors that hinder the work of digital inclusion in the school environment, such as the understanding of teachers on the pedagogical use of digital technologies and issues related to the maintenance of technological tools school.
Keywords: Inclusion sociodigital. Education and ICT. Teacher Training.