Escola como agente catalisador do saber cColetivo

Autores

  • Hebert Gomes Oliveira Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • José Gomes da Silva Mestre em TIC na Educação, pela Universidad de Salamanca (USAL).

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31934.450-466

Resumo

O presente artigo está diretamente relacionado ao trabalho de pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), como trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. A investigação tem como objetivo apresentar resultados parciais que tratam de alguns sentidos sobre a inclusão sociodigital na era do conhecimento e a sua relação nos espaços escolares. Esses resultados foram coletados durante ação que objetivava formar professores sobre a utilização pedagógica das tecnologias digitais, realizada em uma unidade de inclusão digital vinculada ao programa Telecentros BR. Nesse sentido, esta investigação busca possíveis respostas que podem ajudar-nos na compreensão dos fatores que dificultam o trabalho de inclusão digital no ambiente escolar, tais como concepção dos professores sobre o uso pedagógico de tecnologias digitais e questões relacionadas a manutenção das ferramentas tecnológicas da escola

Palavras-chave: Inclusão Sociodigital. Educação e TIC. Formação de Professores.

 

ABSTRACT

This article is directly related to the research developed at the University of Bahia (UNEB), as work conclusion of the pedagogy course. The investigation aims to present partial results that address some forms of sociodigital inclusion in the knowledge era and their relationship in school spaces. These results were obtained during a training that aimed to train teachers about the pedagogical use of digital technologies, held in a unit of digital inclusion conected with the Telecentros BR program. Thus, this research seeks possible answers that can help us to understand the factors that hinder the work of digital inclusion in the school environment, such as the understanding of teachers on the pedagogical use of digital technologies and issues related to the maintenance of technological tools school.

Keywords: Inclusion sociodigital. Education and ICT. Teacher Training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hebert Gomes Oliveira, Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Graduando em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Agente de comunicação (diagramação) da Universidade do Estado da Bahia. Experiência na área de Educação, com ênfase nas TIC (tecnologias da informação e comunicação).hebert_g_o@hotmail.com

José Gomes da Silva, Mestre em TIC na Educação, pela Universidad de Salamanca (USAL).

Pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestre em TIC na Educação, pela Universidad de Salamanca (USAL). Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor da Educação Básica da Secretária de Educação do Estado de Sergipe (SEED). serginhoneb@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI "Educação, Formação de Professores e TIC"