Evasão no ensino superior: mapeamento de cursos licenciaturas da Universidade Federal de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39923.45-60

Resumo

Realizamos uma investigação quali-quantitativa, sobre a evasão dos cursos (habilitação licenciatura) de Física, Matemática e Química da Universidade Federal de Goiás (UFG). Neste artigo, consideramos evadido o estudante que abandona(ou)/desiste(iu) do curso o qual está matriculado antes de concluí-lo. O objetivo principal deste estudo foi mensurar e compreender as causas da Evasão nos cursos de graduação de UFG face a face. Para atingir o objetivo do estudo, os cálculos de abandono foram realizados em 2014 até 2016, de três fórmulas: 1) CEEE, 2) e 3 FORPLAD) COGRAD / ANDIFES. Com a finalidade de obtenção de dados, como instrumento de coleta de dados, foram aplicados 4 (quatro) questionários (instrumentos validados), com questões abertas e fechadas. Os dados obtidos através dos questionários foram tabulados e expostos com a finalidade de comparação entre os grupos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os principais motivos que levaram/levam os estudantes a abandonar o curso foram: Professores, a Coordenação o Ensino e as Aulas. Conclui-se que a trajetória acadêmica é definida sob ponto de vista social, os estudantes não escolhem o curso por vocação, mas sim por influências exógenas ou outras razões tal como atrás foram citadas nas relações pessoais e/ou profissionais.

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Biografia do Autor

Paulo Alexandre de Castro, UFG/Regional Catalão

Departamento de Física; Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Brasil. Mestrado em Gestão Organizacional; Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Brasil

Thays Santos Souza, Universidade Federal de Goiás/Regional Goiânia

Mestre em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, Brasil.

Susana Sá, Centro de Investigação de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal. Centro de investigação do Instituto Jurídico Portucalense, Universidade Portucalense, Portugal.

Centro de Investigação de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Portugal.

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Publicado

2018-12-09