O conteúdo de lutas no combate à violência da discriminaçao e do preconceito na escola mediado por histórias em quadrinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39994.80-92

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo construir e investigar uma prática pedagógica significativa com o conteúdo Lutas em interface com o tema violência da discriminação e do preconceito utilizando histórias em quadrinhos (HQs). A pesquisa de caráter descritivo exploratório foi realizada no 3º ano do Ensino Fundamental numa escola pública de Catalão/GO. Os dados foram coletados através da observação e da roda de conversa e registrados em caderno de campo após intervenções pedagógicas envolvendo práticas de Lutas no contexto de duas narrativas dos super-heróis X-Men; houve ainda a exibição de animação, a produção de debates e práticas corporais envolvendo jogos de combate, em um enredo de narrativas à semelhança simplificada do sistema RPG (Rolling Play Games). A análise qualitativa dos dados permitiu concluir que as HQs são significativas no processo de ensino e aprendizagem de Lutas, sendo um recurso que instiga a imaginação, a curiosidade e a criatividade das crianças, contribuindo para a compreensão das diferenças e o respeito ao outro. Ensinar sobre as Lutas na escola e o combate à discriminação e ao preconceito é uma escolha pertinente frente às contradições sociais da contemporaneidade que ameaçam retroceder conquistas sociais e culturais no campo da diversidade.

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Biografia do Autor

Maristela Vicente de Paula, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/Curso de Educação Física.

Professora da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/Curso de Educação Física. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Mestre em Educação Física pela UNICAP. Área de atuação: Metodologia de ensino em Educação Física; Lutas; Infância.

Leonardo Ribeiro da Silva

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Cristiane da Silva Santos, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/IBiotec/Curso de Educação Física.

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/IBiotec. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Área de atuação: Inclusão; Pessoas com deficiência.

Neila Maria Mendes Borges, Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/IBiotec/Curso de Educação Física.

Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão/IBiotec. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Mestre em Educação Física pela UNICAP. Área de atuação: metodologia de ensino em Educação Física; Lutas; Infância; Direitos Humanos da infância e adolescência. 

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Publicado

2018-12-09